5 obras que não podem faltar na sua lista de leitura em 2023


Todo ano é a mesma coisa. 

Traçamos metas em diversas áreas da vida e, no caso de leitores, a famosa meta de leitura. 

Para 2023, ao invés de estabelecer uma lista gigante de livros visando diminuir a quantidade de leituras atrasadas, vim estabelecer uma lista voltada para a qualidade das obras literárias. E por qualidade entenda como: livros que DE FATO mudaram algo significativamente na minha vida, e que eu acho que podem de fato mudar a sua também. 

Então vamos lá? 


O PODER DO HÁBITO. 



Tudo nessa vida é hábito. Sejam bons ou ruins, tudo que fazemos, o que comemos, como nos comportamos... é tudo hábito. E saber quais os gatilhos que despertam esses comportamentos é essencial para conseguir modificar seus hábitos e aperfeiçoa-los. 


Eu sempre tive muita dificuldade em ir pra academia. No colégio eu sempre fui ativa, fazendo parte do time de vôlei e tudo mais, porém, a vida adulta trouxe o ódio pela atividade física. 


Mas percebi que o meu ódio era pelo ambiente academia, quando descobri durante a pandemia de 2019 a corrida de rua (já que as academias estavam fechadas), e a rotina do confinamento me fez criar o hábito de acordar, colocar a roupa de ginástica, tomar o café preto e imediatamente sair pra correr. 


O gatilho? Ao invés de tomar café com o pijama ainda, eu já saia da cama com a roupa de corrida. Com isso, eu já estava pronta pra correr ao terminar o café. Então, por que não correr? Não tinha desculpa. 


O mesmo acontecia ao voltar para casa, onde eu já estava no pique para fazer a minha Ioga, antes de tomar banho. Estabeleci uma rotina de manhã dedicada a minha saúde, e a mim. 


Tem gente que será olhar o tênis de corrida do lado da cama; outros pode ser uma sequência de ações. Este livro irá te ajudar a identificar essa sequência, e construir um hábito, desvendando os gatilhos por trás dele. 


ADQUIRA O LIVRO 

 

MENOS É MAIS 



Parece uma frase de efeito, feita para lacrar. Mas de fato, menos é mais. 
O minimalismo não é apenas uma tendência de decoração, e quando você entende isso e leva para todas as áreas da sua vida, uma revolução acontece! 


Porque você aprende a se desapegar de coisas materiais, e com isso, pode viver em qualquer lugar. Você se torna uma pessoa leve, não só na bagagem, mas também no sentimento. Afinal, viver é muito mais sobre ser do que ter. 


Você consegue priorizar melhor as coisas e com isso, seu HD não fica lotado de fotos, documentos, e-mails de newsletters que você não lê a décadas. Você gradativamente vai desapegando das coisas e com isso fica livre da FOMO (Fear of Missing Out), pois você sabe que ter menos informação é melhor para o se cérebro. Nós não conseguimos lidar com a quantidade absurda de informações que somos  bombardeados diariamente, isso gera apenas ansiedade.
 

Menos é, DE FATO, mais. 
E você irá aprender isso neste livro. 

ADQUIRA O LIVRO. 




SER ESTÓICO


Estoicismo é outra coisa que está na moda atualmente, mas embora muitas pessoas procurem o estoicismo a fim de se tornarem mais "frias", o estoicismo não tem esse propósito. 
Ao começar a estudar sobre essa filosofia milenar você irá se deparar com questões muito profundas como o ego e a morte. 

Antes de você nascer, o que você era? Nada. 
O que você é hoje? Um grande pedaço de carne ambulante. Nada além disso. 
E o que você será quando morrer? Voltará ao nada. 

Ah, mas eu acredito em vida após a morte. Ok. 
Perceba então que a morte só te levará ao estado que você estava anteriormente ao seu nascimento, logo, não existe o menor sentido em temer a morte. Até porque é a única certeza da vida e algo que você não controla. 

Afinal, do momento que você chora no seu nascimento, você começa a morrer ali. 
O seu relógio biológico começa uma contagem regressiva que você não tem controle. 
E se você não tem controle, não deveria gastar energia com isso. O que você controla é o que come... se você se exercita... se mantém o seu corpo exercendo as atividades que ele foi preparado para exercer de forma satisfatória. Mas o seu tempo de vida na Terra, não. 

Então, preocupe-se com o que pode controlar e "carpe diem". 

ADQUIRA O LIVRO




COMECE PELO PORQUÊ


O sociólogo polonês Zygmunt Bauman esta certo ao afirmar que vivemos relações líquidas. Neste processo, nós perdemos a razão de porque fazemos as coisas, e quando me refiro a coisas não é apenas o propósito do nosso trabalho como muitos coachs adoram panfletar por aí. 
Por que eu escrevo nesse blog? 
Ele não me traz qualquer retorno financeiro. 
Não me traz prestígio. 
Me demanda tempo, afinal, já estou uns 30 minutos escrevendo este post... 
Por que fazer isso? 

Porque escrever é a forma de limpar a minha cabeça, rever alguns princípios que aprendi nos livros e ajuda a fixar esse conhecimento. 
Então a questão é o contrário. 
Para me ajudar a fixar melhor o conhecimento e esvaziar a minha mente, eu escrevo. 
E como hoje em dia os diários não são mais feitos de papel, mas sim de dados e caracteres, a plataforma que uso é um blog. 

ADQUIRA O LIVRO 




Coloque esses livros na sua lista de leituras de 2023 e depois volte aqui para comentar o que achou de cada um deles. Tenho certeza que você irá me agradecer pelas recomendações. 

Natalia Eiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário