Seja mais feliz, aconteça o que acontecer.

Como cultivar a esperança e o propósito em tempos difíceis




Ben-Shahar é PhD em psicologia e um dos maiores estudiosos da felicidade, lecionando o concorrido curso de Psicologia positiva e Psicologia da liderança há mais de duas décadas em Harvard. 

Em seu livro "Seja mais feliz, aconteça o que acontecer" publicado no Brasil pela Principium, ele explica que a felicidade está ligada ao bem-estar e em 5 pilares: 

  • Bem-estar espiritual
  • Bem-estar físico
  • Bem-estar intelectual 
  • Bem-estar relacional
  • Bem-estar emocional 

Segundo o autor, quanto mais conseguirmos equilibrar e atender as necessidades de cada um desses pilares, mais próximo estaremos de obter a tão almejada felicidade. 

Mas o que são cada um desses pilares? 


Bem-estar espiritual

Segundo o autor, o bem-estar espiritual não esta necessariamente relacionado a ter uma religião, mas sim ter uma crença em algo superior. Pode ser a energia do universo, o poder da natureza ou um ser divino. O importante é que você se conecte com algo que eleve o seu espírito de forma a lhe trazer algum sentimento de que não está sozinho, de que existem forças atuando de alguma forma. 

Porém, alguns estudos já comprovaram que apesar da religiosidade ajudar a aumentar os níveis de felicidade, outros fatores como bem-estar físico e segurança são mais eficientes. Até porque, do contrário todo ateu seria infeliz? Não faz muito sentido...


Bem-estar físico

Saúde e vitalidade estão diretamente ligados a sensação de bem-estar e a possibilidade de realizar mais coisas que lhe trarão a sensação de felicidade. Exercícios físicos comprovadamente liberam hormônios que ajudam na sensação de bem-estar e felicidade, como foi explicado no livro "Felicidade: ciência e prática para uma vida feliz" da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa. 


Bem-estar intelectual 

Sabemos que não adianta ter um corpo saudável se a sua mente esta doente, e é basicamente isso que o autor fala neste tópico ao informar que precisamos nos manter intelectualmente ativos, seja através da leitura, aprendendo novos conhecimentos ou atividades que estimulem o cérebro. Por isso é importante que os idosos ao se aposentarem encontrem uma atividade que substitua o trabalho remunerado, como pintura, jardinagem ou artesanato. 


Bem-estar relacional

Ter uma rede de relacionamentos forte garante não só uma rede de segurança para eventuais adversidades como também bem-estar relacional. Existem estudos que informam que a sua felicidade pode ser medida pela forma como lida com as amizades. Mas se você é introvertido, não se preocupe. O que importa é a qualidade dos seus relacionamentos e não a quantidade. Sair todas as noites para lugares lotados não garante um nível maior de felicidade, mas ter 5 amigos que você confia e promover encontros frequentes com eles sim. 

E você pode aumentar seus níveis neste pilar investindo em atividades em grupo, como esportes (o que aumenta o pilar do físico também) em grupo ou atividades intelectuais (o que ajuda no pilar intelectual) como um curso em grupo, um grupo de leitura, etc. 

Bem-estar emocional 

Aqui entra a questão da saúde mental com mais ênfase, voltando-se para a questão da terapia, da meditação e lidar com questões familiares de modo geral. Obter bem-estar emocional nos tempos modernos tem sido a busca do Santo Graal da geração Z e Millenium, mas tem se mostrado o pilar mais difícil de ser desenvolvido. 

Burnout, estresse, crise financeira, crise política, guerra... tudo isso afeta o seu pilar emocional, e não há muito o que fazer além de terapia pra aprender a lidar com todas essas coisas sem surtar. 


Conclusão: 

Eu leio muitos livros de desenvolvimento pessoal e profissional, e sendo bem sincera não tem nada de novo nesse livro aqui. Tudo que ele aborda já foi dito em matérias de jornais, profissionais de educação física na academia ou você leu em algum outro livro de autoajuda. 

É uma leitura rápida, mas, sinceramente superficial. Existe o método EFIRE que ele apresenta no livro, mas que nada mais é que uma autoterapia. E tenho minhas ressalvas quanto a pessoas serem seus próprios terapeutas. Enfim, se você esta começando a se aventurar no tema, pode ler este livro. Mas se já estuda sobre o assunto há algum tempo, leia outra coisa mais densa.

 

ADQUIRA O LIVRO


Natalia Eiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário