O cérebro de luto



Como a mente nos faz aprender com a dor e a perda 

Pra quem é da área de psicologia, psiquiatria, terapias holísticas e afins, esse livro é um prato cheio, porque traz vários experimentos que foram realizados em várias universidades nos EUA e Europa. 

É quase um "compiladão" de várias teses de mestrado, só que sem a linguagem arcaica desses textos científicos e tudo resumido em 300 páginas. 


Pra quem é leigo e esta passando pelo processo de luto, ele traz explicações de como o seu cérebro funciona de modo bem claro. 

Então, você entende por que tem pensamentos intrusivos, quais são os "estágios do luto", porque você tem dificuldade de seguir em frente, e convida o leitor a usar o processo de luto como um aprendizado, como se estivesse reconstruindo um mapa mental. 


Porque o luto é basicamente isso: um processo de reconfiguração do seu espaço e de suas âncoras, então, se antes você tinha um ente querido para o qual sempre corria em caso de dúvida ou problemas, e ele agora não está mais ali... você precisa reconfigurar essa dinâmica. Assim como faria com uma sala de estar que não tem mais um móvel. Ou você pregaria e colocaria outra coisa no lugar, ou teria que se virar sem o móvel.


E é por isso que a autora diz que o luto deve ser visto como um momento de aprendizado, porque essa reconfiguração do mapa mental acaba aumentando a neuroplasticidade do seu cérebro que precisa criar novas conexões para resolver um problema: o que eu faço agora que não tenho mais a pessoa X? 


E sim, o luto pode trazer várias mudanças na personalidade da pessoa enlutada, ou mudanças de comportamento, justamente devido a essa reconfiguração, e a percepção da mortalidade iminente de todos nós. 

Então, até aqui o livro entrega realmente tudo que uma pessoa pode querer saber sobre como o luto age no seu cérebro e como passar por esse processo. 


Só que na sinopse foi vendido que ele abordaria vários tipos de luto, como uma demissão, o fim de um relacionamento, uma limitação provocada por alguma doença, e etc. Mas não tem um único capítulo totalmente dedicado a isso. Ela foca nas pesquisas científicas, e ai até tem uma pesquisa que foi aplicada no mundo corporativo, mas daí você dizer que é pra lidar com o luto de uma demissão é uma distância enormeeee! 


Então, o livro foca no luto com base científica, mas voltado a superar a perda de um ente querido mesmo. Não tente encontrar formas de lidar com o luto por não poder mais sair da cama devido a uma condição física, porque não vai encontrar isso neste livro. 

ADQUIRA O LIVRO

Natalia Eiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário