Luiz Fernando Guimarães : A autobiografia

 

Livro "Eu sou uma série de 11 capítulos" de Luiz Fernando Guimarães

Eu sou uma série de 11 capítulos 


Normalmente eu não leio biografias de celebridades artísticas, pois não tenho interesse pela vida de músicos, atores e celebridades. Minhas biografias normalmente estão relacionadas a CEO's de empresas, para aprender os insights que ele tiveram e como suas mentes pensam de forma a aplicar isso nos negócios com os quais eu trabalho, sendo profissional de marketing, e no meu próprio negócio. 

Mas se tem uma coisa que marcou a minha adolescência foi assistir "Os Normais" na TV Globo com Luiz Fernando Guimarães interpretando Rui e Fernanda Torres como sua noiva Vani. 

Dessa forma, lá fui eu ler a autobiografia de um artista que começou no teatro e hoje é uma referência no mundo humorístico. 



A autobiografia 

Normalmente, livros como esse seguem uma ordem cronológica. Mas não esse. 

Luiz Fernando vai contando as histórias como se estivesse batendo papo na sala dele, então pula de uma história sobre uma peça no início da carreira, para um comercial de TV e volta pra algum episódio novamente do teatro. É um bate papo mesmo. 

O livro conta com vários depoimentos de amigos (e óbvio, outros artistas) sobre o ator e em alguns desses relatos temos outro ponto de vista sobre o fato que o Luiz estava falando anteriormente. 

Como trata-se de uma personalidade bem midiática, eu senti falta de um QR Code que me levasse aos vídeos de alguns momentos retratados no livro, como por exemplo uma entrevista que ele dá ao Fábio Porchat. Eu acho que isso enriqueceria a leitura, por trazer interatividade e não me faria ter que ficar procurando os vídeos no Youtube. Eu já seria direcionada direto. 


Imagem interna do livro "Eu sou uma série de 11 capítulos" de Luiz Fernando Guimarães


Insights 

Como eu disse anteriormente, meu objetivo ao ler biografias é tirar insights da vida das pessoas retratadas e aplica-las na minha vida. 

Nessa autobiografia o que percebemos é que o Rui (de Os Normais) é o Luiz Fernando Guimarães. 

Uma pessoa leve, despreocupada, que só quer ficar quietinho no seu canto, mas que tem uns amigos (no caso do Rui, era a Vani) que estão sempre arrumando mil coisas, ele acaba sendo arrastado pra loucuras, e termina com uma puta história pra contar ou numa suruba. 

Não existe uma grande lição de vida. Um grande momento de superação. 

Existe uma pessoa que foi tocando o barco, foi recolhendo vários amigos pelo caminho, histórias e que resolveu ser pai aos 72 anos, vive tranquilo num sítio e que mostra que você pode ter uma carreira extraordinária e uma vida super comum ao mesmo tempo. E está tudo bem. 

Nem toda vida precisa ter um grande insight. 

Mas pra mim, que sou viciada em produtividade, em metas e performance, ler esse livro foi meio que "perda de tempo". Mas entendo, que isso é algo que EU preciso tratar na terapia. Não é um problema do livro. 

A ideia era contar a história desse ator, e ele cumpre esse papel. 

Se você gosta de biografias de personalidade artísticas é uma leitura fluída e leve, para você devorar em um dia. 

ADQUIRA O LIVRO 

Natalia Eiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário