29 minutos para falar bem em público



Quando peguei este livro, a minha ideia era conseguir algumas dicas de oratória, pois havia percebido através da leitura de "Sound Branding: a vida sonora das marcas", que nós somos uma marca e que a forma como nos comunicamos influência, e muito, a forma como as pessoas nos interpretam.

Em Sound Branding, eu aprendi que meu tom de voz fazia toda a diferença. Portanto, neste livro eu procurava algo como técnicas de oratórias para apresentações e linguagem corporal. E é exatamente isso que você encontrará nessas páginas, porém, mais voltado pra apresentações do que linguagem corporal.




As dicas estão ali, escondidas no meio do texto, mas estão. É nítido que os autores focaram em pessoas que sentem pavor em subir em um palco para uma palestra, ou se dirigir a uma grupo de pessoas em apresentações no trabalho. Porém, eles fogem do clichè de "imagine todos na platéia nus".

Não. Existem dicas reais neste livro. Algumas fáceis de serem aplicadas e que podem ser feitas minutos antes da apresentação; outras que já requerem um preparo anterior, como fazer um mapa da apresentação (uma cola!) para você estruturar as ideias e não se perder ou travar devido ao nervosismo na hora H.

Como sou uma pessoa extrovertida (às vezes até demais), as dicas não serviram de muita coisa pra mim, mas reconheço o valor deste livro para quem é ansioso ou introvertido.

Mas e a linguagem corporal? 

Então... eu esperava extrair algo de útil exatamente desta parte. Ela existe, mas é muito sutil e focada para a apresentação.
Coisas como mantenha os braços abertos, ande pelo palco e tal...
Eles falam pouco sobre esse assunto, pois trata-se de uma coisa secundária. O foco é mesmo ajudar a não travar na hora da apresentação, mas as dicas estão lá... bem sutilmente...
Se você quer aprender mais sobre esse assunto (assim como eu) recomendo procurar outro livro para isso. Se eu encontrar algo de interessante, trarei para informação aqui pro blog.
Por enquanto, acho que o melhor é conseguir um livro que aborde Marketing Pessoal.


Editora: Sextante
ISBN: 8543102960
Ano: 2015
Páginas: 144

Natalia Eiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário