Biblioteca de Calouste Sarkis Gulbenkian

06 setembro 2019

Se você não conhece Calouste Sarkis Gulbenkian , não se preocupe. Eu também não conhecia até visitar a Fundação Calouste Gulbenkian, localizada no coração de Lisboa, que abriga um museu e uma biblioteca com um grande acervo bibliográfico referente a arte.

Na biografia "O homem mais rico do mundo", publicada em Portugal e sem previsão de lançamento no Brasil, o biógrafo Jonathan Collin conta a tragetória deste magnata do petróleo, responsável pelas empressas Shell e Esso (se você tem mais de 30 anos, você lembra delas no Brasil...)

No Brasil ele é completamente desconhecido, mas em Portugal ele é conhecido como "Sr. 5%" devido a porcentagem que ele possuia na industria do petróleo. Quando ele morreu em 1955, com 86 anos de idade, ele era considerado o homem mais rico do mundo.
Como um homem que possuia só 5% conseguiu se transformar no homem mais rico do mundo?
Ah... isso é uma longa história... que você encontra nos livros que estão no final desta postagem. rsrs

Preparados para conhecerem a Fundação e Biblioteca de Calouste? Então vem comigo!

COMPRE OS LIVROS

5 comentários:

1. Nat!
    Nossa! Babando aqui, tanto com o lugar como a coleção e livros e toda história dele.
    Quando for em Portugal, terei de ir lá.
    cheirinhos
    Rudy

ResponderExcluir
  2. Olá! ♡ Ainda não conhecia a Calouste Sarkis Gulbenkian, mas que lugar maravilhoso! Já quero conhecer esse lugar tão cheio de cultura!
    Agora fiquei curiosa sobre como ele se tornou o homem mais rico do mundo kkk.
    Beijos! ♡

ResponderExcluir
  3. Oiii ❤ Uau, que acervo incrível! Eu adorei a Biblioteca de Calouste Sarkis Gulbenkian, não conhecia sua história e nem sabia que ele tinha uma fundação, mas gostei de saber sobre.
    Fiquei impressionada que ele começou só com 5% e conseguiu ficar rico. Legal saber que ele era dono da Shell e da Esso e já foi considerado o homem mais rico do mundo.
    Se um dia puder visitar Portugal, vou adorar conhecer esse lugar.
    Beijos ❤

ResponderExcluir
  4. Ai que delícia, que lugar maravilhoso.
    Eu vou ter que ir para Portugal e conhecer todos esses lugares de conhecimento que encontramos por lá. Quem sabe um dia! Mas já vou deixar na listinha de lugares para conhecer.

ResponderExcluir
  5. Considerando que eu não tenho nada na indústria de petróleo, to achando 5% muito rsrs. Porém é muito impressionante que ele tenha se tornado o cara mais rico do mundo com uma quantidade tão prquena de porcentagem. A Fundação é muito bonita com toda essa natureza ao redor.