Destaques

17 janeiro 2021

Aprenda a viver o agora

 

Livro Aprenda a viver o agora de Monja Coen

Eu conheci a Monja Coen através do canal MOVA, há uns dois anos atrás. Na época eu procurava informações sobre como acalmar a minha mente que vive em constantes crises de ansiedade e insônia. Em uma madrugada dessas de insônia, acabei por encontrar os vídeos dela no Youtube, e sua voz serena; seu sorriso constante e sua calma em explicar que esta tudo bem não estar bem, me cativaram. 


Se você quiser conhecer mais sobre o zen budismo, recomendo a resenha de  Verdade? ,também da Monja Coen, e esse post aqui sobre livros essenciais para o zen budismo


Quando baixei esse livro através do Kindle Unlimited eu esperava mais um livro repleto de reflexões sobre como devemos focar no agora, no melhor estilo guia de mindfullness. 


E até é. Mas acho que a construção não me agradou. 

Ao invés de termos um texto corrido, como uma das inúmeras palestras que estão disponíveis no Youtube, onde a Monja faz reflexões sobre como a nossa sociedade esta assoberbada de estímulos, de informações, e que não prestamos mais atenção nas coisas, e blá blá blá... temos a Moja nos guiando por cada etapa do dia, e como devemos aplicar o mindfullness na prática. 


Exemplo:.  

Ela começa lhe ensinando o mindfullness ao acordar. Dê bom dia, agradeça, sinta os músculos do seu corpo se alongarem, abra as janelas e sinta a textura do material da janela, o barulho das dobradiças, etc...


Vai escovar os dentes? A mesma coisa. Abra a torneira e sinta a temperatura da água, pense em como é magnífico que você tenha água encanada; coloque a pasta de dente na escova e agradeça por alguém ter feito aquela pasta que chegou até você, e por aí vai. 


Então, ela lhe guia a aplicar o mindfullness em tarefas básicas como escovar os dentes, caminhar, dormir, escovar os cabelos e tal, até em coisas mais complexas como sexo, casamento e velórios. 

QUAL O PROBLEMA? 

Sinceramente eu acho que esse tipo de livro não funciona em formato texto. Pelo menos para mim, não funcionou. Se eu estivesse com um e-book, com a Monja me guiando com aquela voz calma dela no momento que estou escovando meus cabelos, por exemplo, eu acho que a experiência teria sido muito diferente. Imagino que seria como uma meditação guiada. 


Por isso, recomendo FORTEMENTE que você invista em um AUDIOBOOK neste caso. 

Ler as práticas que ela recomenda, sem estar fazendo na hora é... inútil. Por mais que você entenda o conceito da prática, a experiência é vazia. 


E para quem já leu algum outro livro dela, ou acompanha o canal MOVA, o livro não traz nada de novo. Então, é indicado mesmo pra quem não sabe nada de meditação, mindfullness ou os preceitos do zazen. 

ADQUIRA O LIVRO 

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

© Perdida na Biblioteca – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in