Aprenda a viver o agora

 

Livro Aprenda a viver o agora de Monja Coen

Eu conheci a Monja Coen atravĂ©s do canal MOVA, hĂ¡ uns dois anos atrĂ¡s. Na Ă©poca eu procurava informações sobre como acalmar a minha mente que vive em constantes crises de ansiedade e insĂ´nia. Em uma madrugada dessas de insĂ´nia, acabei por encontrar os vĂ­deos dela no Youtube, e sua voz serena; seu sorriso constante e sua calma em explicar que esta tudo bem nĂ£o estar bem, me cativaram. 


Se vocĂª quiser conhecer mais sobre o zen budismo, recomendo a resenha de  Verdade? ,tambĂ©m da Monja Coen, e esse post aqui sobre livros essenciais para o zen budismo


Quando baixei esse livro atravĂ©s do Kindle Unlimited eu esperava mais um livro repleto de reflexões sobre como devemos focar no agora, no melhor estilo guia de mindfullness. 


E atĂ© Ă©. Mas acho que a construĂ§Ă£o nĂ£o me agradou. 

Ao invĂ©s de termos um texto corrido, como uma das inĂºmeras palestras que estĂ£o disponĂ­veis no Youtube, onde a Monja faz reflexões sobre como a nossa sociedade esta assoberbada de estĂ­mulos, de informações, e que nĂ£o prestamos mais atenĂ§Ă£o nas coisas, e blĂ¡ blĂ¡ blĂ¡... temos a Moja nos guiando por cada etapa do dia, e como devemos aplicar o mindfullness na prĂ¡tica. 


Exemplo:.  

Ela começa lhe ensinando o mindfullness ao acordar. DĂª bom dia, agradeça, sinta os mĂºsculos do seu corpo se alongarem, abra as janelas e sinta a textura do material da janela, o barulho das dobradiças, etc...


Vai escovar os dentes? A mesma coisa. Abra a torneira e sinta a temperatura da Ă¡gua, pense em como Ă© magnĂ­fico que vocĂª tenha Ă¡gua encanada; coloque a pasta de dente na escova e agradeça por alguĂ©m ter feito aquela pasta que chegou atĂ© vocĂª, e por aĂ­ vai. 


EntĂ£o, ela lhe guia a aplicar o mindfullness em tarefas bĂ¡sicas como escovar os dentes, caminhar, dormir, escovar os cabelos e tal, atĂ© em coisas mais complexas como sexo, casamento e velĂ³rios. 

QUAL O PROBLEMA? 

Sinceramente eu acho que esse tipo de livro nĂ£o funciona em formato texto. Pelo menos para mim, nĂ£o funcionou. Se eu estivesse com um e-book, com a Monja me guiando com aquela voz calma dela no momento que estou escovando meus cabelos, por exemplo, eu acho que a experiĂªncia teria sido muito diferente. Imagino que seria como uma meditaĂ§Ă£o guiada. 


Por isso, recomendo FORTEMENTE que vocĂª invista em um AUDIOBOOK neste caso. 

Ler as prĂ¡ticas que ela recomenda, sem estar fazendo na hora Ă©... inĂºtil. Por mais que vocĂª entenda o conceito da prĂ¡tica, a experiĂªncia Ă© vazia. 


E para quem jĂ¡ leu algum outro livro dela, ou acompanha o canal MOVA, o livro nĂ£o traz nada de novo. EntĂ£o, Ă© indicado mesmo pra quem nĂ£o sabe nada de meditaĂ§Ă£o, mindfullness ou os preceitos do zazen. 

ADQUIRA O LIVRO 

Natalia Eiras

Nenhum comentĂ¡rio:

Postar um comentĂ¡rio